Diretora da ADPF-SP participa de debate sobre Fake News
A diretora da regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal de São Paulo (ADPF-SP), delegada Tania Prado, participou na tarde de ontem (09), do Congresso “Fake News nas Eleições”, que debateu o uso de notícias falsas para manipular as eleições. O evento foi promovido pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo.
Durante o congresso, realizado na sede da OAB-SP, especialistas da área debateram temas relacionados ao impacto, à investigação, ao combate e à criminalização das notícias falsas, com foco no período eleitoral. A diretora da ADPF, Tania Prado, participou do painel “Investigação das Fake News”, ao lado do diretor executivo do Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP-SP), Alexandre Zavaglia Coelho.
A delegada explicou que “a integração com a sociedade civil é muito importante para colaborar com investigações que envolvem as Fake News”. E citou a primeira operação da Polícia Federal relacionada ao tema, a “Operação Voto Livre”, que foi deflagrada em março deste ano, no estado do Espírito Santo (ES), após uma falsa pesquisa eleitoral ser publicada num site local.