Diretoria Executiva aprova calendário de eventos em 2015
A Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) se reuniu no dia 26 de fevereiro para avaliar o edital e a aprovação de recursos para a organização da agenda de eventos de 2015.
Durante o encontro foram aprovados o 1º Congresso Jurídico dos Delegados de Polícia do Brasil, que ocorrerá nos dias 06 e 07 de maio, o IV Encontro das Delegadas de Polícia Federal, em Brasília/DF, e o IV Encontro dos Aposentados e pensionistas, em Guarajuba/BA. Os dois últimos eventos acontecerão no segundo semestre.
Paralelamente ao 1º Congresso Jurídico dos Delegados de Polícia do Brasil será realizado o Encontro dos Diretores Regionais, aproveitando a presença deles em Brasília para o evento.
No dia 3 de dezembro, quando é comemorado o Dia do Delegado de Polícia, será realizado um evento de premiação das 20 mais importantes operações da Polícia Federal. Elas serão escolhidas por votação de associados e jornalistas especializados.
Durante a reunião executiva também foi debatida a necessidade do uso do fundo de reserva para publicidade em prol da PEC 412 e também da campanha mais autonomia da Polícia Federal, que será veiculada em diversas mídias nacionais.
Capacitação Internacional
Em Portugal
A ADPF também confirmou eventos de capacitação em Roma (Itália) e Lisboa (Portugal). Nos dias 7 a 9 de abril irá acontecer, na Universidade de Lisboa, em Portugal, o III Seminário Luso-Brasileiro de Direito, organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e a PUC/RS.
Confira a programação completa do evento.
Também acontecerá, a partir do dia 7 de abril, o mestrado em Ciências Policiais, com especialização em Criminologia e Investigação Criminal, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI). O curso teve inicio em novembro (fase à distância), com uma preparação preliminar de quatro semanas. A fase presencial, em Portugal, com duração de 90 dias (até o dia 4 de julho) terá aulas de segunda a sexta-feira, com duração de quatro horas. Após a fase presencial, a fase à distância continuará até o encerramento do curso.
Confira aqui os detalhes do mestrado.
Na Itália
A ADPF, em parceria com a Universidade de Roma Tor Vergata, fechou a primeira turma de dez Delegados que participarão do curso sobre crime organizado, que será realizado em Roma, na Itália, entre os dias 4 e 15 de maio de 2015.
O curso de Combate ao Crime Organizado abordará “A experiência italiana contra a máfia, terrorismo e lavagem de dinheiro” e tem duração de 60 horas-aula, sendo 40 presenciais, 10 de trabalho em grupo e estudos, e 10 de visitas oficiais. Durante o intercâmbio, os alunos ficarão hospedados no campus da universidade romana, atualmente uma das mais modernas da Itália.
Confira aqui os detalhes do curso.