Diretorias regionais se aproximam cada vez mais das universidades

30 de dezembro de 2013 17:27

O Centro Universitário Ulysses de Nassau (Uninassau), na Paraíba, ofertará em 2014 a pós-graduação em Ciências Forenses e Investigação Criminal. O curso terá carga horária de 420 horas, sendo 20 meses presenciais e 3 meses para confecção do trabalho de conclusão. As aulas são quinzenais e ocorrem aos sábados.

O curso é dirigido a advogados, profissionais de segurança pública como: delegados, escrivães, agentes, papiloscopistas, peritos criminais; além de juízes, promotores, procuradores, entre outros profissionais que tenham interesse em se capacitar com o conhecimento das mais diversas áreas de investigação criminal.

No segundo semestre de 2013 a ADPF já havia articulado uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para oferecer a disciplina optativa Polícia Judiciária e Investigação Criminal.

Com o mesmo objetivo, a Diretoria Regional da ADPF no Ceará (ADPF/CE) apresentou à Universidade Federal do Ceará (UFC) proposta de criação da disciplina optativa de Investigação Criminal e reformulação da disciplina de Direito Processual Penal, nos mesmos moldes propostos pela ADPF à UnB.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) apoia a ação das regionais e propõe que mais estados tomem iniciativas idênticas a fim de preencher a carência de estudos sobre o tema dentro das universidades e ampliar a reflexão sobre a investigação criminal como instrumento de garantia dos direitos dos cidadãos.