Documentário enfoca lutas e vitórias dos últimos 40 anos
O documentário “ADPF: 40 anos de história e conquista dos Delegados Federais” foi lançado no dia 22 de março, durante o jantar de comemoração das quatro décadas de existência da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, realizado em Florianópolis (SC), durante o VII CNDPF.
Além de defender a Polícia Federal e as prerrogativas dos Delegados Federais, a ADPF participou ativamente da vida política do país nestes nestas quatro décadas, sendo responsável direta por grandes conquistas da população, como a classificação indicativa para a programação de rádio e televisão e a Lei do Crime Organizado.
O filme traz a narrativa da fundação da ADPF: seu desenvolvimento institucional, suas lutas e vitórias – além de curiosidades dos anos iniciais da entidade. O Presidente da Associação, Carlos Eduardo Sobral, bem como membros da Diretoria, ex-Presidentes e Delegados Federais associados, contribuíram com as gravações.
“É com muita alegria que nós apresentamos hoje o documentário de 40 anos da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. É muita responsabilidade contar uma história tão rica em tão pouco tempo”, com essas palavras a Delegada Federal André Karine Assunção, Diretora de Comunicação da aDPF, dá início ao filme.
Delegados Federais que estiveram presentes na fundação ou acompanharam o surgimento da Associação, como o Diretor de Administração, Geraldo de Almeida Júnior, o Diretor Jurídico Aloysio Bermudes Barcellos, o Secretário-Geral Getúlio Bezerra Santos e os ex-Presidentes Bolívar Steinmetz e Edina de Melo Horta são alguns dos entrevistados. Em depoimentos carregados de emoção, eles rememoraram o surgimento da ADPF, as dificuldades iniciais e a instalação da primeira sede.
Uma das principais bandeiras dos Delegados Federais – a autonomia da Polícia Federal – prevista na Proposta de Emenda à Constituição 412/09, foi um dos temas do filme. Também são destacadas algumas das grandes operações realizadas pela Polícia Federal, em especial a Lava Jato.
“Se você me perguntar o que é a Associação para o Delegado Federal, eu te respondo: é o porto seguro, onde ele sabe que pode confiar, que vai lhe dar um anteparo, uma proteção e um apoio na defesa da instituição e do cargo”, afirma Carlos Eduardo Sobral, em outra passagem do documentário.
O documentário contou, ainda, com a participação da Assessora Especial da presidência, Iracema de Sá Ribeiro, do Diretor Regional em Minas Gerais, Tadeu de Moura, e do Diretor de Prerrogativas, Edvandir Felix de Paiva.