Documentos a um clique do mouse
Sabe aqueles atestados de antecedentes criminais ou de quitação com a Justiça Eleitoral que as empresas pedem quando se é contratado? Dá para tirá-los na hora via web. Também dá para obter a segunda via da carteira de motorista, de escrituras e da certidão de nascimento.
O serviço mais novo estreou, por enquanto, em algumas cidades, como São Paulo, Florianópolis e Brasília. Pelo site da Polícia Federal, é possível dar a entrada nos trâmites para a confecção do passaporte. Na página, o usuário preenche o formulário com seus dados e gera uma guia de recolhimento, que deve ser paga no banco ou pelo home banking.
Depois, é preciso levar a documentação a um posto da Polícia Federal. Para isso, basta agendar, pela web, um horário para comparecer a um dos endereços. Antes, era preciso chegar com antecedência para ser atendido, diz o delegado-chefe de Imigração, Marco Antonio Veronese.
Esse agendamento, diz Veronese, permite apressar a documentação. Isso porque, dependendo do posto, o tempo de espera é maior ou menor. Há locais com menor movimento. Se o usuário estiver com pressa, agenda em um deles.
Outro site para documentos é o do Detran de São Paulo. Em alguns casos, ele permite receber a carteira de motorista em casa.
Se a pessoa for tirar a segunda via do documento e não estiver com o exame médico vencido, é só solicitar pelo site. O serviço também está disponível para quem tem a permissão temporária (está habilitado há menos de um ano) e quer o documento definitivo, diz o coordenador do portal, Nelson Lemos.
Para tanto, é preciso pagar uma taxa de R$ 34,48 relativa ao frete e à confecção da carteira. O pagamento só pode ser feito pela web se você for cliente da Nossa Caixa ou do Santander. Caso contrário, é preciso ir a uma agência desses bancos.
O portal do Detran ainda conta com agendamento de prova para a renovação da carteira e acompanhamento dos processos do usuário, como resultados de prova de direção e andamento da confecção de documentos. Mas não dá para contestar pontos na carteira.
Já para a segunda via de documentos como escrituras e certidões de Nascimento ou de Casamento, acesse o endereço. Ele tem convênio com 550 cartórios no Brasil. Os documentos chegam via correio.
É possível solicitar todos os documentos públicos de cartórios. Já aqueles que contam com segredo de Justiça, como certidões de crianças adotadas, não dá, diz Rogério Bacellar, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), que mantém o site.
Outro porém: a documentação tem de estar registrada em um cartório conveniado. Se estiver, é possível enviá-la para qualquer lugar do mundo. Cada certidão tem um preço e o frete varia conforme a forma de entrega.
Além de documentos, há sites que permitem obter atestados, expedidos na hora. Basta informar dados como número de RG, CPF, título de eleitor, etc. Depois, é só imprimir o documento. Ele terá validade legal (há um endereço virtual para conferir sua autenticidade).
Para Atestado de Antecedentes Criminais, vá até o site. Para Certidão de Quitação com a Justiça Eleitoral, acesse o site. A página ainda permite consultar o local de votação. Já para certidão de quitação com a Receita Federal, veja o site.