DPF será o titular da Secretaria de Grandes Eventos

2 de agosto de 2011 15:13

 Brasília, 02/08/2011 (MJ) – O Brasil dá mais um passo para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Foi publicada no Diário Oficial da União da terça-feira (2/8) o Decreto nº 7.538 que institui a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos dentro do Ministério da Justiça.

Sua função é coordenar e planejar as ações de segurança para os eventos que o Brasil receberá nos próximos anos, especialmente a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, além de outros designados pela Presidência da República. A Secretaria conta com quatro diretorias: de operações, de inteligência, de logística e de projetos especiais.

A principal estratégia da nova estrutura é buscar integração entre os órgãos federais, estaduais e municipais. “Todas as ações [adotadas pela nova Secretaria] visam à modernização”, afirma José Botelho, delegado da Polícia Federal designado como titular da Secretaria. Nesse sentido, ele destaca a importância da capacitação das forças de segurança – por meio de programas de aquisição de equipamentos e o uso de tecnologias – e a realização de cursos para os profissionais que atuarão nos eventos.

Todos os 12 Estados que receberão a Copa do Mundo já foram ouvidos e apresentaram suas necessidades. Técnicos da Secretaria, em conjunto com integrantes do Ministério do Planejamento e do Grupo Executivo da Copa (Gecopa), estão analisando as planilhas, a fim de que seja delimitado o volume de recursos que serão aplicados pelo governo federal, por meio da Secretaria, que terá orçamento próprio.