DRCI completa 10 anos de resultados positivos
O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), ligado à Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), completou dez anos. Para celebrar o aniversário do departamento, assim como os resultados conquistados por ele, foi realizado o seminário DRCI 10 anos, com o tema “Atuação para a Otimização da Cooperação Jurídica Internacional e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Crime Organizado Transnacional”.
Durante o seminário, o Delegado de Polícia Federal e diretor do DRCI, Ricardo Andrade Saadi, falou da importância do departamento. “O DRCI instrui autoridades brasileiras em matéria de cooperação jurídica internacional e fazemos isso com agilidade e capilaridade política”, declara.
O evento também contou com a participação do ex-ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp.
O departamento exerce a função de autoridade central para tramitação de pedidos de cooperação jurídica internacional. Além de articular com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, inclusive o Ministério Público, no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado transnacional.
Em dez anos de atuação, o DRCI já conseguiu retornar aos cofres públicos brasileiros cerca de 35 milhões de reais, que foram desviados do Brasil por meio de lavagem de dinheiro e corrupção. Além disso, foram tramitados pelo departamento cerca de 13.500 pedidos de cooperação jurídica internacional, envolvendo crimes financeiros, lavagem de dinheiro, corrupção e tráfico de drogas, e cerca de 26.700 pedidos cíveis, referentes ao direito de família e questões societárias.