EADelta promove debate sobre combate à corrupção e compliance
No último sábado (06), a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) recebeu delegados e alunos de pós-graduação do curso de Direito Digital e Compliance, da faculdade Damásio Educacional, de São Paulo, para debater sobre o combate à corrupção, compliance e direito penal. Um dos temas mais discutido foi o bloqueio de aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp.
Os alunos puderam debater opiniões e entender como é realizado o procedimento jurídico referente aos aplicativos e redes sociais, além de ouvir as explicações do delegado federal e presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, do advogado e professor da Damásio Educacional, Coriolano Camargo, e do perito criminal, Fernando de Pinho Barreira.
O presidente da ADPF, Carlos Sobral, acredita que, através de uma parceria ou acordo de cooperação internacional, seria possível a disponibilização de informações que hoje são negadas por estarem sujeitas às leis de outros países.
O professor Coriolano Camargo acrescentou que “há o interesse não só do Brasil, mas de todos os organismos internacionais no combate ao crime organizado, ao narcotráfico, à uma segurança nas Olimpíadas e a todos os grandes eventos que o Brasil recebe anualmente”.
A advogada e aluna do curso de Direito Digital e Compliance, Valéria Riane, comentou sobre a importância do evento e da riqueza dos debates promovidos pela EADelta e a faculdade Damásio. “O debate foi empolgante e pude aprender muito com todos que falaram. Cada debatedor dava uma opinião de uma forma e envolveu, em especial, a credibilidade da Polícia Federal”, completou a aluna.
A Escola Nacional de Polícia Judiciária (EADelta) tem contribuído na formação profissional de alunos e formandos em Direito por meio de workshops e debates presenciais e online. Para os alunos essa é uma oportunidade de aproximação com temas atuais. Para os professores, a extensão da sala de aula.
O professor de pós-graduação, Adriano Valim, concorda que o trabalho realizado pela EADelta/ADPF é a única forma que o aluno tem de ter uma visão mais próxima da Polícia Federal. “A EADelta é o canal que aproxima o aluno a essas questões da atualidade”, finaliza o professor.
O debate completo pode ser acessado na página da EADelta, pelo endereço: www.eadelta.com.br.