Em Congresso, delegadas falam sobre atuação da PF e de mulheres nas carreiras policiais

13 de setembro de 2021 14:28

Reforma administrativa e violência sexual infantil estiveram na pauta de debates do III Congresso Brasileiro sobre Mulheres na Polícia, do qual participaram as delegadas Tania Prado, diretora regional da ADPF-SP, e Paula Mary Reis de Albuquerque, chefe do Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos da PF, no Rio de Janeiro. As duas delegadas também abordaram a importância da participação feminina nas carreiras policiais.

Tania Prado falou sobre “Os impactos da reforma administrativa sobre a Polícia Federal”. Ela expôs diversos prejuízos à instituição policial com a aprovação da PEC 32, em tramitação no Congresso.

A delegada também falou sobre a necessidade de mandato para diretor-geral e aprovação da PEC 412 que garante autonomia financeira, orçamentária e administrativa à Polícia Federal. Ela mencionou a importância da participação feminina nas instituições policiais.

“Acredito que uma questão que ainda pode ser aperfeiçoada é o estímulo e incentivo para que mulheres prestem o concurso público das instituições de segurança pública. Para isso, o ambiente tem que ser mais adequado com medidas simples”, afirmou.

Paula Mary palestrou sobre “A atuação da Polícia Federal no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes na internet”. Para ela, eventos como este são de extrema importância, uma vez que esclarecem e informam à sociedade sobre as funções de diversas instituições que integram a segurança pública do País, além de divulgar importantes estudos, pesquisas e trabalhos já desenvolvidos nas mais diversas áreas.

“É notório que, apesar dos desafios grandes e crescentes, as mulheres a cada dia ocupam importantes e estratégicos espaços nos mais variados setores da sociedade e, em especial, nas carreiras policiais, com destacada competência, capacidade, dedicação e profissionalismo, tanto em atividades burocráticas, na seara de diferentes tipos de investigações, quanto nas áreas operacionais”, disse a delegada.

O evento

O Congresso Brasileiro sobre Mulheres na Polícia reúne, anualmente, diversas palestrantes, profissionais das forças de segurança pública de todo Brasil com o propósito de discutir assuntos relacionados à atuação das mulheres nessa área. Nesta terceira edição, ocorrida nos dias 27 e 28 de agosto, em João Pessoa (PB), o evento destacou a importância da educação das mulheres para o contexto social, ambiental, político e econômico. O congresso foi realizado nas modalidades presencial e on-line.