Em defesa de uma pauta cidadã
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) participou hoje (24) de ato público promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em defesa de uma pauta cidadã. Também participaram do evento o MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, do qual integra a ADPF, e a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Dentre as medidas defendidas está o projeto de iniciativa popular de Reforma Política.
A OAB, e outros movimentos sociais, defendeu também os projetos do Saúde+10, que obriga o governo federal a reverter pelo menos 10% do orçamento geral da União na saúde, e o que determina a aplicação de 10% do PIB Nacional em educação. Além disso, as entidades defendem a criação de um Código de Defesa do usuário de Serviços Públicos, nos moldes do Código de Defesa do Consumidor.
Os projetos contam com o apoio da ADPF, que em julho realizará um evento em conjunto com a OABF e o MCCE para apresentar aos delegados o projeto de iniciativa popular de Reforma Política.
De acordo com o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, as últimas manifestações populares revelam “a necessidade urgente de uma reforma política que aproxime os poderes constituídos da sociedade brasileira, no tocante ao enfrentamento à corrupção e à impunidade no país”.