Em defesa do Concurso Público
Nesta quinta-feira (6), em um café da manhã na sede da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), autoridades discutiram sobre a importância do Concurso Público. O objetivo foi mobilizar campanha em defesa da aprovação da Lei Geral do Concurso Público, promovendo um amplo debate com parlamentares, sociedade e a imprensa.
Para o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, a Associação começou a se preocupar com esse tema já há algum tempo, pois foram cerca de 10 anos para realizar na Polícia Federal um concurso para delegado e isso tem um impacto muito prejudicial à carreira policial federal. “Nós queremos unir forças em defesa da Lei Geral dos Concursos, que já foi aprovada no Senado e aguarda votação da Câmara dos Deputados. Já temos uma lei que serve de exemplo no Distrito Federal e gostaríamos de ter essa lei para todo o Brasil”, disse.
O senador Rodrigo Rollemberg, relator do substitutivo do PLS 74/2010 (Lei Geral dos Concursos), reafirma a importância desse encontro junto às entidades. “É muito importante essa mobilização em torno desse projeto”.
O presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Roberto Kupski, ressaltou que tem estados que estão há 20 anos sem concurso para auditor fiscal e que isto é uma evasão de recursos para os estados. “Que a gente consiga aprovar e que as entidades não precisem se preocupar. As funções precisam ser cumpridas, é preciso ter concurso público para ingressar nos cargos, mesmo que já seja servidor público”, afirmou.
De acordo com o presidente do Sindicato do DF (SINDEPO/DF), Benito Tiezzi, o concurso público foi um avanço para a Constituinte de 88. E na oportunidade, o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL), Paulo D’Almeida, aproveitou para colocar a Associação à disposição e colaborar nesse processo de defesa e da carreira de segurança pública.
Participaram do encontro o senador Rodrigo Rollemberg, os deputados distritais Chico Leite e o professor Israel Batista, o presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) e diretor-presidente do Vestconcurso, Ernani Pimentel, o diretor-presidente do GranCursos e do Movimento pela Moralização dos Concursos (MMC), Wilson Grangeiro, a presidente da SocialCon, Regina Peres, o presidente do Fonacate, Roberto Kupski, o presidente da ADEPOL, Paulo D’Almeida, o presidente do SINDEPO/DF, Benito Tiezzi, o assessor de comunicação, André Silveira, o presidente dos Oficiais da PMDF (ASOF), tenente-coronel Fábio Barbosa Pizetta e o vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafit), Lirando de Azevedo Jacundá.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.