Em mais um ano de sucesso, ADPF-RJ realiza a ‘IV Conferência Internacional Sobre o Crime Organizado’
Foi realizada nos dias 7 e 8 de junho a ‘IV Conferência Internacional Sobre o Crime Organizado’. O evento ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a realização da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal no estado do Rio, com o Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do RJ (Sindpf-RJ) e com o Grupo de Resposta Imediata (GRI).
O encontro reuniu diversos palestrantes a nível nacional e internacional que abordaram, dentro do tema do crime organizado, as atividades ilícitas, englobando o tráfico de drogas, armas, pessoas e órgãos, além de lavagem de dinheiro, corrupção e ataques cibernéticos.
A palestra também destacou as grandes organizações, como a Máfia Italiana, Japonesa, Russa, Tríade Chinesa, Cartéis Mexicanos e Colombianos, entre outros.
Conduzindo o evento estavam os delegados de Polícia Federal Rubens de Lyra Pereira, diretor regional da ADPF-RJ; Rafael Potsch Andreata, vice-diretor da ADPF-RJ e Antônio Ordacgy Júnior, vice-diretor da ADPF-RJ e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no RJ (SINDPF-RJ).
Entre os palestrantes presentes estavam o delegado de Polícia Federal e atualmente Adido na Bolívia, Agostinho Cascardo; o delegado federal e superintendente da Polícia Federal no estado de Pernambuco, Jorge Barbosa Pontes; o delegado federal e diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e a Corrupção (DICOR-PF), Ricardo Andrade Saadi; o diretor de Operações da Casa da Moeda do Brasil, Márcio Luis Gonçalves Dias; o coronel da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Fábio da Rocha Bastos Cajueiro; o ex-diretor de pesquisa e pesquisador do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) na Itália, Edoardo Pacelli; o promotor de justiça no Ministério Público do Rio de Janeiro, Marcos Kac; e o fuzileiro naval da Marinha do Brasil, João Carlos Silva da Costa, entre outros.