Reprodução/Fonacate

Em reunião, ADPF trata da urgência na recomposição salarial

31 de janeiro de 2023 15:51

Nesta segunda-feira (30/01), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos mediou uma reunião com representantes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). O encontro foi realizado em razão da defesa de pleitos de interesse das entidades. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), integrante do Fonacate, esteve presente, representada pelo presidente da entidade, Luciano Leiro.

Entre as pautas abordadas estavam a adoção de medidas para o fortalecimento da organização classista, a recomposição salarial emergencial, a instauração de mesas setoriais para questões específicas de cada carreira e a implementação dos termos não cumpridos em acordos salariais anteriores. Durante a reunião, também foi cobrado que no dia 7 de fevereiro, data da próxima reunião com diversos ministros, sejam anunciadas medidas concretas em relação às reivindicações apresentadas.

No encontro também foi mencionado o evento virtual realizado nesta terça-feira (31), a respeito da campanha salarial dos servidores federais, com transmissões cruzadas realizadas em dezenas de entidades de classe, além de tuítaços, campanhas de rádio e outdoors pela cidade.

Em diálogo com o novo governo, o Presidente da ADPF reiterou o alerta a respeito da emergência para a recomposição, ressaltando a grande perda salarial desde 2006, data do início do pagamento por subsídio, a qual chega a 51%.

A ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação, convidou todas as afiliadas aos fóruns presentes para o lançamento da mesa nacional de negociação permanente, em 7 de fevereiro, às 10h, na sede do ministério.

A reunião contou com a presença da ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck; do ministro do Trabalho, Luiz Marinho; do secretário de Gestão de Pessoas e de Relações do Trabalho do Ministério de Gestão, Sérgio Mendonça; e do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena.