Encontro debaterá transparência e combate à corrupção em Brasília

1 de fevereiro de 2012 09:33

 

RIO – Representantes da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (Consocial), mobilizados pela Controladoria Geral da União (CGU), se reúnem nesta quarta-feira, em Brasília, em seu primeiro encontro nacional para debater mecanismos de participação da sociedade na gestão pública, estratégias para tornar o governo mais transparente e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.
Vânia Vieira, diretora de prevenção da corrupção e presidente da comissão organizadora nacional da Iª Consocial, diz que os presidentes das comissões organizadoras estaduais terão oportunidade de fazer um balanço deste processo conferencial e compartilhar experiências no encontro em Brasília:
– Para nós, que estamos organizando este processo, é uma grande satisfação porque é a primeira vez que uma conferência com este tema é realizada. Conseguimos congregar todos os estados e todos os 2.400 municípios que já participaram do processo, o que significa que eles estão se organizando sozinhos ou junto a outros municípios.
 
Todas as instituições envolvidas participarão de uma mesa redonda, quando terão a oportunidade de apresentar o andamento das discussões sobre esses temas nos municípios, analisar as atividades do processo conferencial, traçar novas diretrizes e compartilhar boas práticas. Entre os participantes do encontro, além de Vânia, estarão presentes o secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, Mário Vinícius Spinelli e o coordenador executivo nacional da Consocial, Fábio Felix.
 
Vânia afirma que já aconteceram duas conferências estaduais, uma no Amazonas e outra em Goiás, com propostas aprovadas e delegados eleitos.
 
– Faltam agora os outros 25 estados realizarem suas conferências, o que deve acontecer até o dia 18 de maio, quando teremos então a conferência nacional, também em Brasília.
 
Participação de todos os estados
 
Foi em 2009, ainda no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que uma solicitação da sociedade civil, por meio de abaixo-assinado, chegou ao Executivo com a intenção de criar a Consocial, responsável por implantar debates sobre os mecanismos de uma maior participação da população na gestão pública. Tal solicitação implicaria em traçar estratégias que tornassem o governo mais transparente, além de lançar diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
Passados dois anos, em julho de 2011, já no governo da presidente Dilma Rousseff, os debates tiveram início, com o tema "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e contaram com a participação de 2.400 municípios brasileiros. Agora, em 2012, o 1º Encontro Nacional dos Representantes da Consocial reunirá participantes de todos os estados brasileiros, membros da organização nacional e integrantes da coordenação executiva da conferência.