Entidades da indústria criativa parabenizam a PF pelo combate à pirataria

26 de outubro de 2016 14:39

Entidades representantes da indústria criativa enviaram, no dia 20 deste mês, uma carta ao Ministro da Justiça Alexandre de Moraes, com cópia à Diretoria da Polícia Federal, parabenizando a PF pela Operação Barba Negra, que retirou do ar os principais sites de filme pirata do Brasil. 

 

Segundo a carta, o segmento da produção cultural é importante para o crescimento do país neste momento de crise econômica. “As estatísticas mostram que o país perde anualmente mais de 90 mil postos de trabalho por conta da pirataria de filmes, séries, telenovelas e documentários. O impacto econômico e social desta prática criminosa é brutal e ela deve ser combatida”, afirma o texto.

 

As 20 entidades que subscrevem a carta também parabenizam todas as instituições que “lutam pelo combate à pirataria e pelo respeito à propriedade intelectual e aos direitos autorais”.

 

Operação Barba Negra

 

A segunda fase da Operação Barba Negra, coordenada pelo Delegado Federal Valdemar Latance Neto, desarticulou uma organização criminosa que mantinha os principais sites de pirataria do Brasil e da América Latina. Os sites Armagedomfilmes.biz, Filmesonlinegratis.net e Megafilmeshd20.org, que disponibilizavam milhares de títulos de filmes sem pagamento de direito autoral e recebiam uma média de 64 milhões de visitas mensais foram retirados do ar.

 

A operação foi realizada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. A PF prendeu cinco pessoas e determinou o bloqueio das contas bancárias dos envolvidos.