Entidades de Classe apresentam reivindicações ao presidente da Câmara
Representantes da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (ADEPOL) reuniram-se nesta terça-feira, 22, com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, para apresentar as principais reivindicações para a área de Segurança Pública.
Durante o encontro, os delegados entregaram um documento com as principais proposições relacionadas à categoria que tramitam na Câmara dos Deputados. Entre elas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 549/2006, que prevê a reinserção do delegado de polícia como carreira jurídica; a PEC 381/2009, que institui a criação do Conselho Nacional de Polícia Judiciária, visando estabelecer um controle externo isento, eficaz e multifacetário da atividade policial, a aprovação da Lei Geral da Polícia Civil e da Lei Orgânica da Policial Federal, entre outros.
“O objetivo da reunião foi apresentar ao presidente Marco Maia a atual situação da Segurança Pública no país e o que pode ser feito para solucionar os problemas que afetam diretamente a sociedade. Também voltamos a reforçar a luta pelos direitos da categoria, tal como, a reestruturação da carreira e a aprovação da PEC 549”, afirmou o presidente em exercício da ADPF, Bolivar Steinmetz.
O presidente da Câmara, Marco Maia, analisou a pauta entregue pelos delegados e sugeriu a criação de um grupo de trabalho para a sistematização das proposições relacionadas à segurança pública, o que pode facilitar um consenso entre os líderes partidários. "É importante termos em mente que a sociedade exige mais eficácia dos agentes de segurança e apoia ações mais efetivas no combate ao crime organizado. Cabe aos senhores delegados sensibilizarem os parlamentares para que os temas entrem na pauta de votações e terão o meu apoio", afirmou Marco Maia.
Além do presidente da Câmara e do presidente da ADPF, participaram do evento o deputado federal, delegado Lourival Mendes (PTdoB/MA); o presidente e vice da ADEPOL do Brasil, Carlos Eduardo Benito Jorge e Paulo Almeida; o presidente do Sindicato dos Delegados do Distrito Federal, Benito Tiezzi; e o presidente do Sindicato do Ceará, Mílton Castelo.