Entre livros e inquéritos Delegado torna-se doutor pela USP
Na última terça-feira (19), o Delegado Federal que deu início às operações Lava Jato, Márcio Anselmo, conseguiu aprovação na banca de Doutorado Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), com tese intitulada “O Regime Internacional de Combate à Lavagem de Dinheiro: da jurisdição à efetividade".
Quem esteve presente na banca examinadora foi o Juiz Federal Sérgio Moro, que presidiu inquéritos da operação Lava Jato, em Curitiba. Moro, que é professor de Direito pela Universidade do Paraná, opinou e avaliou o trabalho elaborado pelo Delegado.
Márcio Anselmo ingressou na Polícia Federal como Escrivão e, após concluir sua graduação em Direito, prestou concurso para o cargo de Delegado Federal em 2004. Em 2012 foi responsável por iniciar as investigações da operação que deflagrou o maior esquema de corrupção e desvio de recursos públicos no Brasil.
Além da nova formação, Anselmo possui especialização em Direito do Estado com área de concentração em Direito e mestrado em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília.
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) parabeniza o Delegado pela conquista, pois, em meio a tantas dificuldades e competências realizadas durante suas atribuições na Polícia Federal, Anselmo mostra que com dedicação é possível correr atrás dos seus sonhos.