“Especulação sobre Sistema Guardião é idiotice”, diz superintendente.

24 de agosto de 2007 15:48

Eu nunca vi um blog tão idiota como esse que fez o comentário sobre o guardião que o Maranhão está recebendo, afirmou Gominho, numa referência a um dos blogs da Mirante. Ele explicou que o Guardião é pura e simplesmente um sistema adotado para que a polícia possa fazer a gravação de conversas telefônicas, no curso de um processo de investigação policial. O guardião não funciona por si só. Este sistema somente funciona se as empresas operadoras de telefonia disponibilizarem o áudio, o que somente pode ser feito por ordem judicial, frisou.

O superintendente da PF lembrou que a ordem judicial tem de ser emitida pela Justiça diretamente para as empresas operadoras, a maioria delas sediadas no Rio de Janeiro. Então vai o ofício do juiz para o Rio de Janeiro, autorizando a disponibilização do áudio, e a escuta somente é permitida, de acordo com a lei, dentro de um prazo de 15 dias prorrogáveis. Mas a cada 15 dias, a polícia tem de fazer um relatório circunstanciado para que o juiz autorize ou não a prorrogação. Então dizer que o guardião que a Secretaria de Segurança Cidadã está recebendo servirá para grampear políticos eu acho uma tremenda idiotice, salientou Gominho.

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Romero Menezes, que também é presidente do Conselho de Segurança do Nordeste (Consene), prestou declarações sobre o assunto, lamentando a atitude de pessoas que dão opiniões precipitadas. O que acontece é que pessoas que desconhecem os mecanismos, pessoas que nunca vivenciaram a atividade policial, a atividade de inteligência, principalmente, ficam dando opiniões num assunto que elas não conhecem. São, portanto, pessoas desqualificadas para isso, de forma que acabam falando de fantasias.

Para Romero Menezes, o Maranhão está de parabéns por ter obtido a doação do sistema guardião, considerado tecnologia de ponta no Brasil. Segundo Menezes, este sistema foi desenvolvido por uma empresa brasileira, com tecnologia nacional, que compete com qualquer sistema do mundo. Hoje a própria Polícia Federal tem vários sistemas desse tipo, em alguns estados. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, da qual eu estou secretário, tem este sistema, afirmou Romero Menezes.

Arapongagem  O delegado de Investigações Criminais, André Gossain, também garantiu que o guardião, avançado sistema de interceptação telefônica, não será usado para arapongagem política.

Para Gossain, a importância do guardião é que este sistema facilita o trabalho da polícia, e o serviço de inteligência cresce com isso. Por conseqüência, a criminalidade vai ser melhor combatida e com mais velocidade, ressaltou o delegado da Deic. Segundo ele, o guardião pode fazer receptação de um monitoramento telefônico, através de sistemas avançados. Este sistema automaticamente grava e degrava a ligação, ou seja, já sai tudo escrito na impressora.

Agora, é preciso que nós separemos o que é sistema de inteligência policial, que envolve vários critérios, pessoas e sistemas de controle, da arapongagem que se propaga por aí, que é coisa hoje que a tecnologia que se tem à disposição não nos permite e não nos incentiva a seguir este caminho. Nós temos recursos tecnológicos hoje que absolutamente nos fazem seguir pelo caminho da legalidade, ressaltou Gossain.