Federação espanhola inicia discussão na 2ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado

12 de abril de 2011 16:51
 A presidente da Federación de Asociaciones de Cuerpos Superiores de la Administración Civil del Estado- (FEDECA), Nieves Cirules Carrasco, iniciou os debates desta terça-feira, 12, na 2ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas e apresentou a experiência da entidade junto ao governo espanhol. A apresentação foi importante para reforçar os objetivos e as ações da federação naquele país e também para comparar as atividades com as do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (FONACATE). Segundo Nieves, a FEDECA é uma associação de natureza profissional e possui a participação de 38 órgãos de carreiras típicas que desempenham atividades dentro do serviço público do Estado.

Para a presidente, o reconhecimento da atuação das carreiras típicas visa evitar a politização da administração pública protegendo, assim, o Estado de Direito. "A FEDECA atua na Espanha conforme o FONACATE no Brasil: pelo mérito da capacidade e igualdade garantindo os direitos e deveres de todos os funcionários públicos", ressaltou a presidente, destacando que atualmente a federação trabalha para regularizar as condições dos altos postos públicos, membros da administração pública, com a construção de uma legislação específica.

O coordenador-geral de Ação Sindical da FEDECA, Juan Carlos Lozano, também participou da conferência de abertura exemplificando a função da entidade dentro do fenômeno sindical no âmbito da sociedade espanhola. "Trabalhamos para solucionar os problemas cotidianos dos funcionários. Buscamos discussões serenas com o governo e medidas concretas, o que descartam ações como as greves", concluiu Lozano.

Ao final da palestra, os dois representantes da FEDECA foram agraciados com um diploma de participação do FONACATE entregue pelo deputado João Campos (PSDB-GO). A ADPF estava presente no encontro e foi representada pelo presidente em exercício Bolivar Steinmetz e pelo diretor de Prerrogativas, Claudio Tusco.