Fim da aposentadoria policial: Ministro da Justiça deverá receber policiais na próxima terça-feira
Toda a equipe ADPF se mobiliza contra a intenção do governo federal de por fim a aposentadoria dos policiais. Sob o argumento de regulamentar a Constituição Federal, o governo quer suprimir conquistas históricas daqueles que dão sua vida em prol da segurança pública deste país. A aposentadoria diferenciada das categorias submetidas a risco permanente é corolário do princípio da igualdade e equidade, preceito de índole constitucional, na medida em que exalta o brocardo, tratar os desiguais na medida da sua desigualdade.
Submeter um policial a mais de 30 anos de atividade de risco é fragilizar o sistema de segurança público. Da mesma forma, não garantir a este servidor, que está submetido a um regime de dedicação exclusiva, uma aposentação que possa no mínimo garantir co m dignidade seu atual padrão de vida, é desencorajar aqueles que estão submetidos a um risco constante, muitas vezes dando a própria vida e de sua família em defesa da sociedade. A sociedade brasileira irá entender que com segurança pública não pode haver contingenciamento que resulte na desmotivação e conseqüente evasão dos policiais das ruas e aumento dos índices de criminalidade.
A ADPF, assim como toda a categoria dos profissionais de segurança pública, apóia os policiais na luta contra essa investida do governo federal. Durante a Rio+20 as entidades dos órgãos de segurança pública pretendem manifestar a insatisfação dos policiais com o tratamento atualmente dispensado pelo governo.