Fortalecimento das PJ é tema de reunião entre presidentes da ADPF e Sindepol-TO
Fortalecimento das Polícias Judiciárias para evitar interferências políticas. Essa foi a pauta da reunião entre o presidente da Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Felix de Paiva, e o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins, Mozart Felix, nesta segunda-feira (27).
Mozart, que também é diretor da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil (Fendepol), esteve na ADPF para discutir medidas conjuntas entre as duas entidades. Ficou acordada a realização de um seminário sobre combate à corrupção e fortalecimento da Polícia Judiciária, na segunda quinzena de janeiro de 2019, em Palmas.
Na ocasião, o presidente da ADPF reiterou o apoio contra as interferências e represálias sofridas por delegados do Tocantins, que investigavam casos de corrupção envolvendo o alto poder político e econômico local.
Paiva, que considera o episódio inaceitável, chegou a comentar sobre durante o Simpósio Nacional de Combate a Corrupção, realizado na última sexta-feira (23), no Rio de Janeiro. O presidente da ADPF alertou o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, que ele terá um desafio nesse sentido.
“Nas duas últimas semanas tivemos notícias de interferências em delegacias que investigavam corrupção. O MJ e o governo federal precisam preparar o país, no âmbito legislativo e administrativo, para evitar situações dramáticas como essas”, afirmou Paiva.
O seminário que será realizado pela ADPF, Sindepol-TO e Fendepol – deve ocorrer em janeiro do ano que vem, mas ainda não foi divulgada a programação do evento.