Globo News debate a necessidade de implantação do Registro de Identificação Civil
No programa Alexandre Garcia, na Globo News, foi debatido as falhas que permitiram que Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, fugisse com documentos falsos. O tema do programa foi sobre o problema da falsificação de documentos no país. O diretor executivo da Policia Federal, delegado Rogério Galloro e a professora da UNB, Inês Lopes foram os convidados para falar sobre o assunto.
Os dirigentes de 25 Institutos de Identificação Estaduais assinaram documento solicitando, por parte do Governo Federal, a Implantação de documento de identificação civil moderno e seguro, nos padrões do Registro de Identificação Civil (RIC). A necessidade da adoção de um documento de identidade civil que utilizará tecnologias de biometria e de certificação digital tem como objetivo principal impedir os mais diversos tipos de crimes e fraudes atualmente cometidos devido à fragilidade do modelo de documento utilizado hoje no Brasil.
O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Herinque Pizzolato, condenado há mais de 12 anos de prisão, pela Suprema Corte, fugiu para Itália com dois passaportes falsos, um brasileiro e outro italiano. Com essa nova identidade ele votou nas eleições brasileiras e tinha até RG e CPF.
Sobre o caso Pizzolato, clique aqui e confira o vídeo da Globo News na íntegra.