Grupo de Trabalho contra assédio às mulheres policiais

24 de abril de 2015 13:59

A diretora da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) Tatiane Almeida participou, no dia 23 de abril, do início das atividades do Grupo de Trabalho, instituído pela Portaria 2/15 do Ministério da Justiça, que discutirá o problema do assédio moral e sexual das mulheres nos órgãos de segurança pública. A Delegada Federal é a representante da associação no GT, criado após a divulgação da pesquisa encomendada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) intitulada "Mulheres nas Instituições Policiais".

Na abertura dos trabalhos esteve presente o Secretário para Reforma do Judiciário, Flávio Crocce Caetano e a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. A Secretária destacou que “a melhoria da percepção da população sobre a polícia passa pela mudança da forma como seus quadros femininos são tratados”.

O grupo tem representantes de diversas entidades de classe e de órgãos da administração pública.  Tatiane Almeida estará atenta às questões de gênero que afetem as policiais e especialmente àquelas pertinentes à condição da Delegada de Polícia Federal. "Uma das propostas que pretendemos apresentar é a criação de órgão colegiado e externo, composto de policias, para acompanhar as denúncias realizadas pelas mulheres, a fim de garantir que as ocorrências de fato sejam apuradas e providências adotadas, em caso de violações, explicou a delegada.

Será produzida uma cartilha com orientações para as mulheres e instituições de como lidar com o problema, além da rediscussão dos canais de denúncia.