II Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas da Polícia Federal

5 de novembro de 2013 13:39

Nos dias 23 a 27 de outubro, em Ilhéus, Bahia, ocorreu o II Encontro de Aposentados e Pensionistas, realizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).  O encontro reuniu cerca de 70 participantes, incluindo aposentados e acompanhantes.

Durante os dias do evento, os aposentados puderam desfrutar de passeios ao centro histórico de Ilhéus, passeio ao Centro de Pesquisa do Cacau (Ceplac), passeio para cidades próximas, como Itacaré, Tiririca e Costa Ribeira, além de conversas com o presidente da ADPF, Marcos Leôncio.

No encontro, os delegados associados puderam expor abertamente suas demandas e conversar com os dirigentes da ADPF sobre seu papel dentro da instituição. Os principais temas abordados foram critérios para renascimento da saúde suplementar, validade da carteira funcional, validade do porte de arma e atendimento psicossocial.

O presidente da ADPF sugeriu alternativas para atender as demandas dos aposentados, como criar uma comissão de aposentados para apoio à diretoria do aposentado, criar diretoria dos aposentados nas regionais e promover e divulgar outros eventos para aposentados.

Solange Vaz dos Santos, organizadora do encontro, ficou emocionada ao ver antigos colegas se reencontrando após muitos anos. Segundo ela, é muito importante que os delegados aposentados se mantenham unidos para o sucesso dos encontros e conquistas. Para o delegado Bolivar Steinmetz, a confraternização promovida pelo evento é o principal ponto de partida para motivar futuros encontros.

Para a delegada Viviane da Rosa, a importância do encontro está em promover a união entre os aposentados para que eles percebam sua importância na ADPF e, consequentemente, na Polícia Federal. Ela afirma que o evento conseguiu ser melhor que a primeira edição em termos de participação e animação dos participantes e espera que nos próximos anos o evento continue a ocorrer. Segundo a organizadora, “os aposentados são uma força muito grande dentro da ADPF e precisam cada vez mais de reconhecimento. Momentos assim permitem que eles coloquem suas manifestações e isto fortalece a presença deles na associação”.

 

Clique aqui para conferir as fotos do evento.