II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção tem início em Manaus (AM)

8 de junho de 2017 14:52

II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção - Manaus

 

O II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, realizado em Manaus (AM), iniciou suas atividades nesta quinta-feira (08/06). O evento, realizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional do Amazonas (ADPF/AM), teve sua abertura oficial às 13h30 (horário local), com a participação do Presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, e do Diretor Regional da entidade no estado, Pablo Oliva Souza.

 

"Essa foi mais uma importante oportunidade de discutir com a sociedade como continuarmos o enfrentamento da corrupção e da cultura da impunidade", afirmou Carlos Eduardo Sobral. De acordo com ele, os debates ressaltaram a necessidade de o Congresso Nacional aprovar a Proposta de Emenda à Constituição que concede autonomia à Polícia Federal (PEC 412/2009).

 

Entre os convidados estiveram também os Delegados Federais Márcio Alberto e Felipe Hayashi, integrante da Operação Lava Jato. Além deles, compuseram os debates o Ministro e ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Gilson Dipp e o Diretor Jurídico da Fiesp, Coriolano Almeida.

 

Segundo Pablo Oliva, o Simpósio é importante não só por discutir os mecanismos de enfrentamento da corrupção, mas também para apresentar boas práticas desenvolvidas nos últimos anos.

 

“Nós da Polícia Federal consideramos a corrupção como o principal crime que o Brasil enfrenta hoje. Ela é a raiz de todos os outros problemas e, combatendo ela, você estará combatendo outras organizações criminosas, garantindo o bem estar da sociedade”, explicou o Delegado Federal.

 

O desembargador federal Ney Bello, do TRF-1, ministrou uma palestra magna de abertura com o tema: “Organizações criminosas do tipo mafiosas: sociologia, estrutura e combate pelo Estado”.

 
“Esse é um conceito italiano sobre organizações que se estruturam como uma família e que tem uma lógica interna que se estabelecem como provedoras de uma estrutura criminosa. Vamos discutir que tipo de organização os italianos têm e como isso se repete no Brasil”, explicou Bello.

 

Realizado no Teatro Manauara, o evento tem como tema "Aspectos Processuais da Atualidade". Está é a segunda edição do Simpósio na capital amazonense, anteriormente promovido entre os dias 07 e 08 de julho do ano passado.

 

O encontro reúne ainda magistrados, desembargadores e importantes autoridades do Poder Judiciário. A programação continua até esta sexta-feira (09/06), com participação dos Delegados Federais Rafael Dantas e Eduardo Fontes, do magistrado da 10ª vara federal do DF, Vallinsney Oliveira, e do advogado criminalista e doutrinador Aniello Aufiero.

 

Para finalizar as atividades, o II Simpósio Nacional de Combate à Corrupção receberá a palestra magna do desembargador Guilherme Nucci, do TJ/SP, com o tema: “Organização criminosa e corrupção no Estado democrático”.