III Seminário Luso Brasileiro de Direito
Entre os dias 07 e 09 de abril foi realizado o III Seminário Luso Brasileiro de Direito, em Lisboa, Portugal. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal foi representada pela Delegada Federal Tatiane Almeida. O encontro reuniu expoentes da esfera jurídica de vários países para debater temas como: Justiça Constitucional, Direitos Fundamentais, Sistema Político, Democracia e Corrupção. Também estiveram presentes o Delegado Claudio Ferreira Gomes, Adido da PF em Portugal, além dos Delegados Dominique Oliveira, Dianna Mann, Josefa Lourenço, Flavio Avelar, Pablo Oliva, dentre outros, todos alunos do Mestrado em Ciências Policiais e Especialização em Investigação Criminal e Criminologia.
Na abertura do evento foi destacado o apoio da ADPF. A mesa de debatedores contou com a presença, dentre outros, de um dos maiores constitucionalistas do mundo, Jorge Miranda, além do Ministro do Superior Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que, em sua fala, tratou das dificuldades da corte constitucional brasileira diante dos desafios impostos pelos problemas econômicos e financeiros que se refletem em complexas ações que tem por objeto os direitos fundamentais e discussões acerca da segurança juridica, a coisa julgada, o ato jurídico perfeito e o direito adquirido.
Durante a tarde do da segunda-feira (06/04) foi realizada uma aula inaugural do Mestrado pelo Diretor do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Professor Manuel Valente. Ele frizou a importância do apoio da ADPF, em especial a atuação do presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro e o esforço na efetivação do protocolo entre o Instituto e a ADPF.