Inquérito para apurar acidente em São Francisco do Sul é aberto na Polícia Federal
Um inquérito policial foi aberto oficialmente nesta segunda-feira pela Delegacia da Polícia Federal em Joinville, para apurar o acidente químico em São Francisco do Sul. Segundo o delegado-chefe da unidade, Alcir Amaral Teixeira, a apuração atende a um pedido da presidente Dilma Rousseff (PT), que determinou o acompanhamento do caso pela Polícia Federal.
Conforme o delegado, caberá à PF investigar os danos ambientais e a poluição causada pelo incidente, considerando que a fumaça atravessou a divisa de Santa Catarina. A apuração das circunstâncias do evento que ocasionou a reação química, conforme o delegado-chefe, ficará a cargo da Polícia Civil de São Francisco do Sul.
O inquérito tem prazo de 30 dias para ser concluído, mas o término da investigação pode se estender além do tempo previsto porque depende de análises laboratoriais, incluindo os laudos do Instituto Geral de Perícias.
—Trabalhamos com, no mínimo, 30 dias. Mas o tempo vai depender devido à complexidade das análises necessárias — pontua Alcir.
Ainda não foi definido um cronograma de depoimentos com testemunhas.