Inquérito policial contemporâneo em debate na ADPF
Nessa terça-feira (20), a Diretoria Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal no Distrito Federal (ADPF/DF) realizou uma palestra com o delegado de polícia federal Márcio Alberto Gomes Silva, sobre o inquérito policial contemporâneo. Por meio de uma parceria com a Universidade Católica de Brasília o evento teve transmissão online ao vivo.
O palestrante enfatizou que se antes o orgulho de um delegado era ver o inquérito policial virar denúncia e depois sentença condenatória, hoje, o grande desafio é conseguir que o processo não seja derrubado com recursos nos tribunais superiores. O delegado Márcio Alberto afirmou que é importante a categoria produzir conhecimento para influenciar nas mudanças jurisprudenciais, mas, ao mesmo tempo, é preciso se adaptar para não ver todo um trabalho desperdiçado.
LANÇAMENTO. Após a palestra, os convidados participaram da cerimônia de lançamento do livro “Inquérito Policial – Uma análise jurídica e prática da fase pré-processual”, do próprio palestrante. A obra tem a missão de auxiliar delegados, juízes, peritos, membros do Ministério Público e advogados nas intrincadas questões enfrentadas na fase pré-processual. É também fonte segura à preparação de candidatos aos concursos públicos.
No livro, o delegado Márcio Alberto analisa questões como o relaxamento de prisão pelo delegado de polícia, a não instauração de inquérito diante de requisição elaborada por juiz ou pelo Ministério Público, o direito de vista dos autos de inquérito policial pelo advogado, a constitucionalidade das provas produzidas no curso do procedimento inquisitivo e das prisões cautelares, e a atuação das polícias militar, civil e federal no combate ao crime.
Complementam a obra exemplos concretos da casuística policial, com referência a investigações reais e seus desdobramentos com modelos de peças usadas na fase pré-processual e análise de quesitos de concursos públicos com questões respondidas e comentadas.
Durante o evento, a ADPF/DF realizou o sorteio de 15 ingressos para o show do Lulu Santos, que ocorrerá dia 30 de novembro.
CLIQUE AQUI para assistir o vídeo da palestra na íntegra, disponível no canal ADPF Tube.