Instituto de Catarata promove palestra gratuita sobre Glaucoma
Preocupada com os danos que o glaucoma pode trazer à visão, a equipe médica do Instituto de Catarata de Brasília (ICB) realizará, no próximo dia 24 de maio, uma palestra gratuita sobre o assunto. O evento, que antecipa os cuidados com a doença, amplamente divulgados no Dia Internacional de Combate ao Glaucoma (26/5), traz dicas de tratamento e prevenção à principal causa de cegueira irreversível no mundo.
Com o tema “Glaucoma, conheça e previna-se”, a palestra gratuita será ministrada pelo oftalmologista Juscelino Kubistschek, às 19h30, no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV).
Causada pelo aumento de pressão interna nos olhos, que danifica o nervo óptico, responsável pelas informações visuais ao cérebro, a doença é considerada uma das mais agressivas à saúde ocular. Silencioso, o Glaucoma não tem sintomas e evolui progressivamente, acarretando grandes danos ao paciente.
Segundo Kubistschek, a patologia não apresenta sintomas visíveis e na maioria das vezes, só é percebida quando já está em estágio muito avançado. “Geralmente, os pacientes só procuram atendimento quando o problema chega ao quadro mais grave, o que muitas vezes não pode ser revertido”, revela e avisa que a única maneira de evitar maiores danos à visão é prevenir a doença. “Quanto mais cedo for diagnosticada, maior é a chance de evitar a perda da visão”, alerta Juscelino Kubitschek, um dos maiores especialistas no assunto e médico responsável pelo atendimento desses casos no Instituto de Catarata de Brasília.