IX Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal
O IX Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal foi um evento histórico, com comparecimento recorde, reunindo 531 pessoas, dentre associados, delegados ativos e veteranos, familiares e organizadores. O evento consolida-se como um espaço para a troca de experiências e análises dos temas atuais de interesse dos delegados de Polícia Federal. “Foi um congresso inesquecível e a grande participação de associados o tornou um evento de excelência, feito a muitas mãos, com difusão de conhecimento, integração e bem estar, em uma mistura de gerações de delegados federais e familiares”, declarou o Dr Luciano Leiro, presidente da Associação Nacional dos Delegados Polícia Federal – ADPF.
Um dos temas principais do Congresso foi a importância da atuação parlamentar, especialmente em um cenário de intensos debates sobre projetos que impactam a Polícia Federal. A atuação parlamentar representa a defesa das prerrogativas e o combate aos retrocessos que comprometem as condições de trabalho e a efetividade das operações.
O Congresso também abordou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada pelo Ministério da Justiça, que prevê alterações significativas na estrutura da segurança pública. A ADPF entende que qualquer mudança na organização desse setor deve ser amplamente debatida com todas as forças de segurança e com as entidades representativas. Outro tema que também foi debatido no evento são os sucessivos contingenciamentos que a PF enfrenta, que comprometem o andamento de operações, a modernização de equipamentos e a manutenção da estrutura necessária para o desempenho das atividades.
Fez parte da programação também a apresentação de novas tecnologias no combate à criminalidade, uma discussão sempre trazida pela ADPF.
Com este evento a ADPF reafirma o compromisso com os delegados federais na busca pela melhoria das condições de trabalho, pela defesa das prerrogativas da categoria e pelo fortalecimento da Polícia Federal enquanto instituição essencial para a proteção da ordem e da justiça no Brasil. “O Congresso trouxe experiências fantásticas para os associados e familiares nos mais diversos matizes. Tivemos palestras brilhantes, espaço para confraternização, um excelente atendimento da estrutura hoteleira e o mais importante, a interação e a aproximação dos delegados de todas as partes do Brasil. Posso resumir o evento em duas palavras: congraçamento e felicidade”, declarou o Dr Allan Dias, vice-presidente e diretor regional da ADPF no Distrito Federal, agradecendo ainda a presença de todos.
O evento contou com o VI Encontro das Delegadas de Polícia Federal, promovido pela Diretoria da Mulher da ADPF. “O Encontro foi marcado por momentos de reflexão sobre as demandas históricas das Delegadas na luta pela conquista de seu lugar na PF”, salienta a Dra Paula Dora, diretora da Diretoria da Mulher. Foram propostas ainda ações concretas baseadas em análise de dados de pesquisa e associativos previstas na Carta de Trancoso, além das trocas de vivências entre as delegadas aposentadas e da ativa.
Na abertura do Congresso, a ADPF ainda homenageou os ex-presidentes da associação em reconhecimento pela dedicação à ADPF e aos delegados federais. Em especial, ao Dr Bolivar Steinmetz, que faleceu neste ano.
De igual importância foi realizada a reunião do Conselho de Diretores Regionais da Associação, estabelecendo as ações da ADPF para 2025. O evento também contou com palestras sobre a saúde mental dos profissionais, com palestras de Rossandro Klinjey e Fernando Fernandes. “Foi um marco histórico de presença, de discussão de temas fundamentais para a classe, e principalmente, de interação e humanização dos associados”, Dr Wal Goulart, disse o assessor especial da presidência e diretor regional da ADPF na Bahia.