Jantar marca lançamento de nova categoria no Prêmio Congresso em Foco
Um jantar hoje à noite em Brasília, no restaurante Coco Bambu, no Lago Sul, marcará o lançamento oficial da categoria “Combate ao Crime Organizado” na edição 2011 do Prêmio Congresso em Foco. A nova categoria será apoiada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF). Para o jantar, a ADPF convidou deputados e senadores para anunciar o que pretende ao apoiar o prêmio.
Para o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Souza Ribeiro, a organização das quadrilhas criminosas como se fossem empresas é uma das novidades dos tempos modernos, que tornam mais difícil o seu combate. O caso do esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira, descoberto nas Operações Vegas e Monte Carlo, é emblemático desse novo estilo de crime. Até ser descoberto, Cachoeira era tratado como empresário. As investigações da Polícia Federal depararam com um esquema sofisticado, com diversas ramificações e capacidade de influência em governos e na Justiça.
Combater tal realidade implica uma modernização de métodos e ferramentas que não estavam previstas quando foram criadas a maior parte das leis e códigos que tratam da atividade criminal no país. As leis, assim, precisam ser revistas para que se tornem capazes de atacar essa nova realidade. É essa necessidade que a ADPF quer estimular ao apoiar a categoria “Combate ao Crime Organizado” no Prêmio Congresso em Foco.
“O Brasil não está estruturado para combater o crime organizado”, diz Leôncio. Segundo o presidente da ADPF, há várias leis modernizadoras que estão paradas no Congresso e precisam ser aprovadas. “Há, porém, parlamentares preocupados com isso, e queremos distingui-los”, diz Leôncio.
Clique aqui e veja mais sobre o lançamento da nova categoria do Prêmio Congresso em Foco.
Clique aqui e veja fotos do lançamento.