Jobim quer vistoria ágil de passaporte

10 de agosto de 2007 11:59

“Hoje no Aeroporto de Guarulhos e no do Galeão há um ou dois funcionários da PF”, disse. Queremos também trabalhar com a Infraero para atenuar o problema da revisão de bagagem, que funciona como um gargalo no acesso ao parque de embarque. Com relação à redução de poltronas nos aviões, vou ter uma conversa com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na segunda-feira, para uma definição imediata sobre isso e também sobre as regras de pontualidade.”

As declarações de Jobim foram feitas logo depois da cerimônia de inauguração de seu retrato na galeria de ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF). Mais de 100 pessoas, entre as quais os comandantes e chefes dos estados-maiores da Aeronáutica, do Exército e da Marinha compareceram à cerimônia. Dentre os muitos parlamentares presentes, destacaram-se o senador José Sarney (PFL-AP), e os deputados paulistas Michel Temer, presidente do PMDB, e Antonio Palloci (PT).

Obras
O ministro da Defesa – que voa amanhã para São Paulo, a fim de inspecionar os aeroportos de Congonhas, Viracopos e Jundiaí – informou que começam no próximo mês as obras do primeiro terço da pista do Aeroporto de Cumbica, para que estejam prontas em fevereiro. Segundo ele, em dezembro, quando do isolamento da pista central de Cumbica, será usado o Aeroporto de Viracopos, que já estará pronto para receber os vôos. Quanto a uma possível “limpeza
total” na Infraero, Jobim disse: “não sei se a expressão seria essa. O fato é que vamos examinar a composição de toda a diretoria e verificar o problema de adequação com os critérios do novo presidente (Sérgio Gaudenzi).”

O ministro completou: ” Quem define isso é o presidente da Infraero. Mas não haverá, absolutamente, partidarização. Já combinei com o Gaudenzi uma conversa amanhã à tarde. Os critérios serão rigorosamente técnicos.”

Na cerimônia realizada no Salão Branco do STF, a ministra Ellen Gracie, ao saudar o ex-presidente do tribunal, ressaltou que “mesmo os que o conhecíamos de perto e havíamos acompanhado sua anterior e brilhante trajetória pudemos ser surpreendidos com a capacidade demonstrada ao enfrentar o momento que correspondeu ao ponto de inflexão decisivo para a mudança dos paradigmas do Poder Judiciário”. Elogiou a visão do ex-presidente do STF, “plasmada pela lógica matemática de que é cultor” e disse que “sua vocação de homem público o levou a aceitar novo desafio, em momento de inegável dificuldade”. E acrescentou: “É de seu feitio apreciar os desafios, neles enxergando possibilidades de solução”.

Nelson Jobim falou de improviso, sem se referir à sua condição de novo ministro da Defesa. Relembrou alguns momentos de sua gestão na presidência do STF, sobretudo com relação à articulação com o Executivo para que fosse aprovada a reforma do Judiciário e a criação do Conselho Nacional de Justiça.

Incidente em Cumbica
Um Boeing-737/800 da Gol teve que desviar o pouso de Congonhas para Cumbica na noite de ontem por um suposto defeito no trem de pouso. Em nota, a Gol informou que a aeronave pousou normalmente. O avião transportava parlamentares, como o deputado Frank Aguiar (PSB-SP).