Juiz Sérgio Moro lamenta ação de Lula contra a Polícia Federal
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos julgamentos dos processos da Operação Lava Jato em 1ª instâncial, lamentou a ação movida pelo ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva contra o Delegado Federal Filipe Hille Pace.
"Lamentável que autoridades públicas, no exercício de seu dever legal, fiquem sujeitas a retaliações por parte de investigados ou acusados que confundem o exercício do dever funcional com ilícitos", diz o texto do despacho em que o magistrado defere acesso à Advocacia-Geral da União para que ela faça a defesa da Polícia Federal.
Lula foi indiciado pela PF em julho e é alvo de pelo menos outros quatro inquéritos da Lava Jato em Curitiba. De acordo com o portal Estado de Minas (08/12), sua defesa moveu ação de indenização, em que cobra R$ 100 mil por danos morais. O petista pede reparação pela associação de seu nome ao "Amigo", identificado nas planilhas de propinas da Odebrecht. O próprio Moro também é alvo de uma ação movida pela defesa de Lula por abuso de autoridade.
No despacho, o juiz da Lava Jato informa que a autoridade policial comunicou o juízo que Lula, por meio de seus advogados de defesa, moveram ação de indenização contra um delegado "em decorrência de atos praticados no exercício de sua função". A ação nº 1027158-14.2016.8.26.0564 tramita na 5ª Vara Cível, em São Bernardo do Campo (SP).
A AGU, que assumiu a defesa da equipe da Lava Jato, pediu acesso a dois procedimentos criminais sob a guarda de Moro.
Leia a matéria na íntegra: http://bit.ly/2h4Qtb9