Foto: Rayan Ribeiro/ADPF

Luta histórica da ADPF, plano de saúde para PF será implementado

17 de dezembro de 2021 12:30

Uma luta histórica da Associação Nacional de Polícia Federal (ADPF) deu passos largos para chegar ao fim. O presidente Jair Bolsonaro editou Medida Provisória (MP) que altera o Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal (Funapol). Com isto, será possível implementar o tão esperado plano de saúde dos servidores da PF. A MP n° 1080 foi publicada nesta quinta-feira (16).

“Esse pleito é um dos vários que já foram apresentados reiteradamente pela ADPF aos diretores-gerais que passaram pela administração da Polícia Federal. É claro que ainda há muitas dúvidas sobre como será o funcionamento, mas é um grande avanço para o objetivo final de conseguir um plano de saúde para todas as carreiras e servidores. O maior patrimônio da Polícia Federal são seus servidores, que atuam de forma incansável em defesa da sociedade, especialmente no combate à corrupção. Por isso a importância de mais este passo. E vamos continuar acompanhando e lutando por outras pautas de valorização dos policiais”, disse o presidente da ADPF, Luciano Leiro.

No último ofício encaminhado, na segunda-feira (13), à Diretoria-Geral da PF, subscrito pela ADPF e pela Fenadepol, foi novamente levantada a questão das medidas necessárias para implementar o plano de saúde dos policiais federais.

O conjunto de pautas foi reiterado com a entrega de dois abaixo-assinados (um com 1.822, outro com 1.539 assinaturas) com as principais reivindicações dos delegados, na semana de comemoração ao Dia do Policial Federal, em 16 de novembro passado, inclusive sobre a reestruturação da Polícia Federal e seu formato, já que até o momento a ADPF não teve acesso. Os documentos foram entregues aos superintendentes regionais da PF, nas 27 unidades da Federação, e, também, ao diretor-geral, delegado Paulo Maiurino. A estratégia de reivindicação foi deliberada em Assembleia Geral Extraordinária.

Funapol

Instituído em 1997, o fundo permite a aplicação de recursos para contemplar as necessidades com despesas da PF.

A medida não cria e nem aumenta despesa. Também não concede aumento remuneratório a servidores. Mas, sim, amplia o âmbito de aplicação dos recursos do Funapol para a saúde dos servidores da PF.

Clique aqui para conferir a Medida Provisória

Clique aqui para conferir o Decreto de alteração do Funapol

Comunicado oficial do MJSP

Comunicado oficial da PF