Maria Amanda Mendina é empossada como superintendente da PF, no Tocantins
A delegada de Polícia Federal Maria Amanda Mendina de Souza tomou posse, na sexta-feira (27), como nova superintendente regional da PF, no Tocantins. Ocorrida em Palmas, a cerimônia também marcou a inauguração das novas instalações da superintendência. O evento foi restrito ao público interno, em respeito às regras de distanciamento social, mas transmitido, ao vivo, aos demais servidores do órgão.
Dirigentes da Polícia Federal e da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) prestigiaram o evento, entre eles, o presidente Edvandir Felix de Paiva, o vice-presidente Luciano Leiro e a 1ª secretária Marília Ferreira de Alencar.
Após a cerimônia, a ADPF-TO, que tem como diretor regional o delegado federal Hugo Haas de Oliveira, ofereceu um almoço aos delegados presentes, durante o qual, o presidente da ADPF desejou sucesso à nova superintendente. “Colocamos a Associação Nacional dos Delegados à disposição para tudo que fortalecer a classe e a Polícia Federal”, disse Paiva.
Perfil
Maria Amanda Mendina de Souza ingressou na Polícia Federal no cargo de delegada, em 2003. Sua primeira lotação foi a superintendência de Mato Grosso, onde permaneceu por cinco anos, exercendo as funções de chefe do Núcleo de Correições, chefe do Núcleo de Disciplina e corregedora-substituta.
Em fevereiro de 2009, foi removida para Brasília para assumir a Assessoria Internacional da Polícia Federal (Arin), onde elaborou minutas de acordo de cooperação com forças policiais de países vizinhos. Ela também representou a Polícia Federal em eventos internacionais e se graduou nos Estados Unidos, na Turma 244 da Academia Nacional do FBI.
Em janeiro de 2012, foi movimentada para a Divisão de Controle de Produtos Químicos da Polícia Federal, em Brasília, onde chefiou o Núcleo Operacional, durante três anos. Também chefiou o Serviço de Cadastro e Licença e ainda exerceu atividades de substituta do chefe da Divisão de Controle de Produtos Químicos da PF.
De janeiro a abril de 2018, chefiou a Delegacia Especial de Polícia Federal no Aeroporto de Brasília, quando, então, foi promovida à delegada executiva da SR/DF, última função exercida antes da nomeação como superintendente regional da PF no Tocantins.