Mestrado em Ciências Policiais em Portugal
A primeira turma do Mestrado em Ciências Policiais com especialização em Criminologia e Investigação Criminal, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) está em Portugal para as aulas presenciais.
O curso é dividido em duas etapas, uma à distância, com aulas e orientação via internet que já foram realizadas no início de novembro de 2014 e outra presencial, no ISCPSI, em Portugal, do dia 7 de abril a 4 julho de 2015. A fase presencial tem duração de 90 dias, de segunda a sexta-feira e quatro horas de duração.
Ao todo participam 12 alunos Delegados de Polícia Federal e Civil, orientados pelo diretor do Centro de Investigação e professor do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Manuel Monteiro Guedes Valente.
Para o professor Manuel Valente, os estudos da história policial visa uma melhor estruturação da ciência policial no Brasil, tal qual é hoje na Europa. O Curso de Mestrado tem uma duração máxima de quatro semestres, compreendendo a frequência do curso de especialização e a apresentação de uma dissertação original ou um trabalho de projeto original. A parte curricular coincide com um ano escolar letivo.