Foto/ADPF

MGI assina acordo que reestrutura remuneração da Polícia Federal

29 de dezembro de 2023 17:50

Mais uma vitória para a história da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. Na quinta-feira (28/12/2023), o acordo de recomposição salarial com o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) foi assinado. O presidente da ADPF, Luciano Leiro, e o vice-presidente, Allan Dias, estiveram presentes na cerimônia, com o diretor-geral da Polícia Federal em exercício, delegado Gustavo Paulo Leite de Souza; a secretária-adjunta de Relações de Trabalho, Marilene Ferrari Lucas Alves Filha, entre outras entidades de classe da PF.

Na quarta-feira (27/12/2023), a ADPF realizou uma Assembleia Geral Extraordinária com o intuito de obter uma resposta dos filiados a respeito da proposta final do MGI, e com um total de 91,48% de votos a favor e 8,52% contra, a associação aprovou o acordo estabelecido. A resolução prevê um aumento na remuneração dos servidores que será realizada em três parcelas, programadas para agosto de 2024, maio de 2025 e maio de 2026, com o total de 22,62% no topo da carreira. A proposta não incluiu os servidores administrativos, algo que foi defendido pela Administração da PF e por todas as entidades.

No começo de 2023, os delegados tiveram um aumento de 9%, o que resultará num acúmulo de 33,66% em 4 anos.

Reunião com o MGI para assinatura do acordo.

A ADPF tem atuado para viabilizar a presente recomposição salarial. Durante este ano, várias reuniões foram realizadas com a Administração da PF, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e parlamentares. Mobilizações nas unidades da Polícia Federal e no MJSP também foram organizadas, além de notas conjuntas e individuais da associação, assim como artigos publicados, campanhas na televisão, em redes sociais, no rádio e em outdoors, todas com grande repercussão na mídia, destacando a atuação da nossa assessoria de imprensa e comunicação.

A luta pela valorização da Polícia Federal continuará, assim como as pautas defendidas pela ADPF, como aumento das cidades contempladas pela indenização por localização estratégica e o seu valor; a resolução do pagamento do sobreaviso quando acionado; a meia-diária; extinguir o redutor de diárias; a correção de injustiças na reforma da previdência, entre outros.