Ministério da Justiça libera verba orçamentária para Polícia Federal

27 de abril de 2016 11:54

Nesta terça-feira (26/04), o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, decidiu liberar toda a verba prevista no Orçamento da União para a Polícia Federal. O motivo, segundo ele, é evitar que a instituição fique à mercê de eventuais chantagens políticas. Ao todo, a Polícia Federal pode planejar o uso de mais de R$ 160 milhões, previstos no Orçamento do Ministério da Justiça para o departamento.

A decisão foi recebida pelo presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Sobral, como confirmação das preocupações em relação à possíveis interferências nas investigações da Polícia Federal. "A notícia da antecipação dos recursos da PF é uma notícia boa, mas ela revela um outro lado que é a possibilidade de interferência política na Polícia Federal. Tanto que, segundo as entrevistas veiculadas a respeito, o Ministério da Justiça estaria antecipando a liberação dos recursos, exatamente, para prevenir uma possível futura interferência na PF", declarou Sobral.

Para a diretora de comunicação da ADPF, Andréa Assunção, a medida também gera dúvidas quanto ao futuro da PF. "A notícia evidencia a necessidade de autonomia orçamentária da instituição. Esse ano haverá a liberação da verba do nosso orçamento, segundo o MJ, e no próximo ano? Teremos a mesma sorte? Ou nossas investigações serão tolhidas por falta de verba? Sem autonomia, estamos sempre vulneráveis", indaga a delegada federal.

A Polícia Federal acredita que a garantia da continuidade das investigações, o combate ao crime organizado e à corrupção, sem interferências ou manipulações políticas, só será possível mediante a aprovação da PEC 412, que trará o que a PF tanto clama: autonomia funcional, administrativa e orçamentária.