Ministro da Justiça recebe delegados de Polícia Federal

30 de agosto de 2011 10:31

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniu-se nesta segunda-feira, 29, com representantes da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol).  Esta foi a primeira vez que Cardozo recebeu a categoria. Durante o encontro, o presidente em exercício da ADPF, Bolivar Steinmetz, apresentou a pauta de reivindicações dos delegados, e, também, discutiu sobre os problemas gerais da Polícia Federal.

“A nossa primeira reunião direta com o ministro foi muito positiva. Tivemos a oportunidade de apresentar os anseios da categoria, além de lutar pela valorização da Polícia Federal que necessita de amparo para atuar contra a corrupção e pela segurança do nosso país”, afirmou o presidente Bolivar Steinmetz.

Na ocasião, o ministro da Justiça disse que entende as preocupações dos delegados e pediu a união das categorias da Polícia Federal para a construção de uma pauta consensual. Ele também ressaltou que pretende se reunir com todas as carreiras para alinhar estratégias em prol da PF.

Durante a reunião, representantes da ADPF e Fenadepol apresentaram a campanha organizada pelos delegados “País Rico é País sem Corrupção”, que alerta para os prejuízos que a falta de investimento na PF causa à sociedade e ressalta a importância do trabalho da polícia contra os crimes de colarinho branco. Para as entidades, não basta controlar os gastos do governo. De acordo com os delegados, é imperativo investir em mecanismos para combater a corrupção que trazem problemas para toda a sociedade, como desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro.  

“Um país sem miséria passa necessariamente pela luta sem trégua contra a corrupção e impunidade”, finalizou o presidente da ADPF.

Além dos presidentes da ADPF e Fenadepol, Bolivar Steinmetz e Antônio Góis,  também participaram da reunião o diretor de Assuntos Parlamentares, Marcos Leôncio; o diretor de prerrogativas, Claudio Tusco, e o diretor regional da ADPF/SP e presidente do Sindicato dos Delegados em São Paulo, Amaury Portugal.

Assembleia com indicativo de paralisação

Nesta terça-feira, os delegados continuam a luta contra os cortes no orçamento da PF. Às 11h, os representantes da ADPF e Fenadepol serão recebidos pelo secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, em busca de uma solução para a reestruturação das carreiras. Logo após a audiência, os delegados de Polícia Federal promoverão uma assembleia, na sede da ADPF, para discutir um possível indicativo de paralisação.