Monomotor apreendido com drogas em Goiás saiu da Bolívia, diz delegado

24 de junho de 2014 16:17

O monomotor apreendido com 360 kg de pasta base de cocaína dentro de um monomotor, no sábado (21), em Santa Helena de Goiás, região sudoeste do estado, trazia o material da Bolívia. A informação foi repassada pelo delegado da Polícia Federal Bruno Gama, responsável pelo flagrante. Inicialmente, a polícia havia passado a informação de que o a quantidade encontrada tratava-se de 500 kg de cocaína. A correção foi feita após a verificação completa do entorpecente.

A operação foi realizada por equipes do Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) e da Companhia de Operações Especiais (COE) da PM. O homem apontado como dono da droga foi preso e levado para a sede da Polícia Federal, em Goiânia. Já o piloto, que foi baleado e disse ter sido contratado para fazer o transporte do entorpecente, está internado sob custódia no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Assim que ele tiver alta, também deve ser encaminhado para a PF.

De acordo com o delegado, a droga seria comercializada nos estados de Goiás e Minas Gerais. Duas pessoas, que também estavam com a dupla, conseguiram fugir e estão sendo procuradas. 

"Estamos investigando para saber se eles fazem parte de uma quadrilha especializada no tráfico de drogas. Ainda não sabemos de quem é o avião, pois só poderemos ouvir o piloto depois que ele sair do hospital e o homem apontado como dono da droga disse, em seu depoimento, que só falaria na presença do seu advogado", afirmou Gama.

A polícia descobriu que o suspeito tido como dono do carregamento tem uma fazenda no município de Araporã, em Minas Gerais, onde foi localizado um revólver calibre 38 e mais 6 kg de pasta base. A droga estava enterrada e só localizada após uma escavação no local.

Ambos devem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. O homem detido na PF disse ser agropecuarista, mas já tem uma passagem pela polícia por tráfico.

A aeronave foi levada para o Aeroporto de Santa Helena de Goiás, onde ficará retida. A droga apreendida será incinerada.