Movimento Brava Gente entrega mais 3 mil assinaturas em apoio à PEC 412 na ADPF/MG
A Associação dos Delegados de Polícia Federal, direção regional de Minas Gerais (ADPF/MG), recebeu na última segunda-feira (31/10) mais de 3 mil assinaturas recolhidas pelo Movimento Brava Gente em apoio à Proposta de Emenda à Constituição 412/2009, que regulamenta a autonomia da PF.
O Movimento Brava Gente tem recolhido assinaturas em apoio a PEC 412 desde março deste ano e já contabilizam aproximadamente 50 mil. Para isso, são montadas tendas em pontos específicos da capital mineira durante fins de semana, feriados e nos dias de reunião do movimento.
Para o organizador Mauricio Vidal, a autonomia da PF deve ser uma luta de todos os brasileiros e defende que a proposta vai melhorar a atuação policial. “Existem dois pontos que eu sempre defendo nas ruas, um é tirar a influência política na polícia, outro é que a PF tenha um orçamento anual aprovado em congresso. Assim, a PF vai ter recurso para fazer o que tem que ser feito e sem a influência danosa da política”, comenta.
As 3.020 assinaturas foram recolhidas a partir do primeiro turno das eleições municipais e entregues na sede da ADPF/MG pelos representantes do movimento, Mauricio Vidal, Karla Dayrell.
Para Vidal, apesar de ser o único movimento que está engajado no apoio à autonomia, o Movimento Brava Gente encontra muito apoio popular nas ruas e pretende expandir as ações para cidades do interior.
“Estimamos que 90% das pessoas que passam pela tenda apoiam a PEC 412. Muitas vezes a gente divulga a agenda com as datas de recolhimento das assinaturas e quando chegamos no evento já tem gente querendo assinar antes mesmo de montarmos a tenda, o que mostra o carinho e a aceitação das pessoas que passam pela tenda”, explica o representante do Movimento Brava Gente.
A PEC 412 está em tramitação na Câmara dos Deputados há 7 anos e aguarda votação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) para criação da Comissão Especial, que determina a aprovação da proposta na casa.