Movimento Brava Gente (MG) colhe assinaturas em apoio à PEC 412
O Movimento Brava Gente, com o apoio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – Direção regional de Minas Gerais (ADPF/MG), tem organizado, desde março, eventos em apoio à Proposta de Emenda à Constituição que regulamenta a Autonomia da Polícia Federal (PEC 412/2009).
As ações se constituem na montagem, no centro de Belo Horizonte, durante fins de semana, feriados e nos dias de reunião do movimento, de uma tenda de recolhimento de assinaturas e de divulgação para as pessoas que passavam de carro ou a pé. Ao todo, o movimento recolheu mais de 50 mil apoiadores para a proposta que defende a Autonomia da PF.
Para o organizador, Mauricio Vidal, a Autonomia da PF deve ser uma luta de todos os brasileiros. Ele defende que a proposta vai melhorar a atuação policial. “Existem dois pontos que eu sempre defendo nas ruas, um é tirar a influência política na polícia, outro é que a PF tenha um orçamento anual aprovado em congresso. Assim, a PF vai ter recurso para fazer o que tem que ser feito e sem a influência danosa da política”, comenta.
Segundo o Delegado Federal Tadeu Moura, a população tem apoiado a iniciativa. “Estamos recolhendo as assinaturas não só neste feriado, mas em outros feriados e fins de semana e os eventos sempre têm sido muito prestigiados pela população”, explica Moura, que também é Vice-Diretor da ADPF/MG.
Em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2009, a PEC 412 aguarda a votação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) para que seja criada a Comissão Especial que analisará a proposta.
A expectativa do Movimento Brava Gente é que, com o apoio popular, a proposta seja votada no Congresso Nacional.