MP e MPF mineiros manifestam apoio a Marcelo Freitas para lista tríplice

25 de maio de 2016 12:36

Procuradores e promotores de Minas Gerais iniciaram uma campanha de apoio ao delegado Marcelo Eduardo Freitas para compor a lista tríplice que está sendo elaborada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), de onde sairá a indicação do novo diretor-geral da Polícia Federal.

Onze membros do Ministério Público (MP) e três do Ministério Público Federal (MPF) divulgaram notas a favor da candidatura do delegado mineiro. Além de Freitas, outros nove delegados federais apresentaram interesse em participar da sabatina para escolher os três nomes que integrarão a lista. A votação nos candidatos acontece no próximo dia 30.

 

“Tomamos a liberdade de manifestar nosso sincero reconhecimento e apoio pelo trabalho profissional probo, sério e efetivo que vem sendo desenvolvido na região do norte de Minas Gerais pelo Dr. Marcelo Eduardo Freitas, de forma incansável”, afirma a nota do MP.

 

Ela foi assinada pelos promotores Aimara Dias Leite Cabaleiro, Aluisia Beraldo Ribeiro, Bruno de Oliveira Muller, Daniel Castro Melo, Fernando Torres Lima, Flávio Márcio Lopes Pinheiro, Franklin Reginato Mendes Pereira, José Aparecido Gomes Rodrigues, Paulo Márcio da Silva, Vania Samira Doto Pereira Pinto e Wesley Leite Vaz.

Já o texto do MPF, subscrito pelos procuradores Allan Versiani de Paula, André de Vasconcelos Dias e Marcelo Malheiros Cerqueira, diz que Freitas se notabiliza “como figura de proa no combate à criminalidade organizada e à corrupção, tendo conduzido com proficiência dezenas de complexas operações policiais de abrangência nacional e profundo impacto econômico e social”.

 “O Dr. Marcelo possui grande capacidade de diálogo e articulação, que lhe permite, no âmbito interno de sua corporação, agir com legitimidade e liderança, e, no âmbito externo, construir pontes interinstitucionais com os órgãos de fiscalização e controle, formando redes de trabalho que potencializam a consecução do interesse público”, acrescenta a nota do MPF. 

O processo de votação será feito pelo Espaço do Associado, no site de ADPF, entre 0h e 23h59 de 30 de maio. A lista com os três nomes escolhidos pelos delegados federais será entregue ao presidente da República, Michel Temer, e ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em 1º de junho. 

Confira a relação dos dez delegados que se candidataram e seus respectivos currículos: http://bit.ly/1TUJavl.