MP recebe da PF duas caixas de investigações da Caixa de Pandora
O Ministério Público Federal (MPF) recebeu da Polícia Federal duas caixas de documentação com o relatório final das investigações referentes à Operação Caixa de Pandora, que resultou na perda de mandato e prisão do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido).
O material, encaminhado à subprocuradora Raquel Dodge, inclui o resultado de perícias técnicas feitas pela polícia nos documentos apreendidos pela PF no fim do ano passado. Também foi enviado um relatório parcial, com mais de 100 páginas sobre o estado do processo e pedidos de desdobramentos da investigação.
O iG apurou que a subprocuradora fez uma leitura parcial do material, pois só teve acesso a ele há cerca de uma hora. Após analisar o relatório, Raquel deve oferecer denúncia de Arruda e de outros acusados de integrar o suposto esquema de corrupção no Distrito Federal, além de avaliar os pedidos de desdobramentos do caso feitos pela PF.
Cópia do relatório foi entregue ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O parecer do MPF seguirá para o ministro do STJ Arnaldo Esteves Lima, que substitui o ministro aposentado Fernando Gonçalves na relatoria do caso.
A PF realizou a operação em 27 de novembro, com objetivo de coletar provas sobre suposta distribuição de recursos ilegais à base aliada do governo no DF. A polícia fez buscas em gabinetes de parlamentares, secretarias e na residência oficial do governador.
Arruda, então governador, foi acusado de tentar subornar o jornalista Edson Sombra, testemunha do caso. O vice-governador Paulo Octávio também renunciou. Já os deputados Leonardo Prudente, Eurides Brito e Júnior Brunelli, acusados de envolvimento, deixaram a Câmara Legislativa.
Fonte: Último Segundo – IG