Mulher considerada mãe da Lava Jato quer o modelo de operação em todos os estados

8 de junho de 2016 10:53

A delegada Erika Marena tem 41 anos e é uma das chefes da conhecida operação Lava Jato, e em uma consulta realizada pela Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF), foi a que obteve mais votos para o cargo de diretora-geral, totalizando 1.065 indicações.

A Polícia Federal anseia por uma mulher em um cargo que seja relevante na instituição. A associação quer que seja realizado uma votação por meio de uma lista tríplice, mesmo procedimento que acontece com o Procuradoria Geral da República.

Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", a ADPF também quer que o presidente Michel Temer escolha um nome para substituir Leandro Daiello, atual diretor da PF.

A delegada Erika Marena é o nome favorito para exercer o cargo e afirmou em reportagem àquele jornal que isso é um tarefa importante, pois as mulheres enfrentam muitos abismos para conseguir chegar a um posto dessa magnitude no mercado de trabalho.

Erika avaliou também que o homem tem muito mais respeito e oportunidade para executar um cargo de direção simplesmente pelo fato de ser homem, e diz que a mulher precisa mostrar sua capacidade para assumir tal posição.

'Mãe' da Lava Jato

Marena está atuando na operação Lava Jato há quase três anos e ficou conhecida entre policiais e delegados como a "mãe" das investigações, pois foi a responsável por associar, em conjunto com seu colega da polícia, Márcio Anselmo, o caso do doleiro Alberto Yousseff ao escândalo de corrupção na empresa Petrobras. 

A delegada acredita que a operação deveria estar em todos os estados brasileiros: "A integração e o trabalho de equipe observados no grupo Lava Jato me fizeram acreditar que uma Polícia Federal diferente é possível, assim como a reprodução desse modelo de trabalho em outros Estados da Federação".

Erika Marena se propôs a participar da eleição para a escolha de uma diretora-geral da instituição promovida pela Associação de Delegados da PF. Ela é especialista em crimes de corrupção e esquemas financeiros, tendo o seu nome entre os principais nesse ramo de investigação.

Matéria original aqui.