Mulheres na Polícia
Destemidas sem perder a pose, assim podemos definir as mulheres que trabalham na administração pública. Mulheres que ocupam cargos de chefia em forças de segurança no Distrito Federal quebraram paradigmas e, hoje, representam o potencial feminino frente aos afazeres que antes eram exercidos somente por homens. Chegar ao topo não é fácil. É preciso anos de estudo e dedicação. Muitas tiveram que enfrentar o preconceito masculino no início da carreira.
“A Polícia historicamente é um ambiente masculino. Algumas mulheres podem ter dificuldades para serem aceitas neste ambiente, mas essas dificuldades eu sempre encarei como oportunidades para comprovar minha dedicação ao trabalho”, conta a Delegada Federal, Nelbe Freitas.
Nelbe além de ser chefe substituta da Divisão de Controle Imigratorio da PF, faz parte do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e, recentemente, agregou a função de coordenar a Comunicação da ADPF. Para ela, a mulher atual do mundo cada vez mais moderno tem que ser multitarefas.
“A mulher hoje em dia tem que ser mãe, esposa e profissional engajada no trabalho. O dia a dia é muito corrido e nós temos que aprender cada vez mais a ser multitarefas?”, comentou.
Um exemplo de que as mulheres estão desempenhando as mesmas funções que os homens e dominando o mundo foi Dilma Rousseff, a primeira mulher como Presidente da República do Brasil.
Dados do Boletim Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), mostra que as mulheres representam 46% do total de servidores civis ativos no executivo federal. Já os homens, totalizam 54%. Ao analisar a presença feminina na Polícia Federal, podemos observar que as Delegadas representam 15% do total de profissionais que desempenham esta função, número que supera, até mesmo, a quantidade de mulheres agentes da Polícia Federal, que constitui 10% do efetivo.
Em virtude do crescimento das mulheres na Polícia e na administração pública, a ADPF aproveita para parabenizá-las pelo dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.