No Acre, advogados querem afastamento de juíza eleitoral

25 de outubro de 2010 12:21

Um grupo de advogados assinou um manifesto neste sábado (23), em Rio Branco (AC), para pedir o afastamento da juíza Arnete Guimarães. Indicada pela OAB-AC e nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Acre, a juíza foi denunciada pelo Ministério Público Eleitoral após ser filmada e fotografada pela Policia Federal visitando a casa de Dolore Nietto, mulher do senador eleito Jorge Viana (PT), interessado em julgamento do qual a juíza era relatora.

A Justiça Eleitoral investiga Viana por suposta compra de votos. Na véspera do primeiro turno, a Polícia Federal aprendeu dois laptops, três discos rígidos e cinco pen drive de Viana, irmão do governador eleito Tião Viana (PT). Ele recorreu no mesmo dia para impedir a perícia e pedir a destruição do material.

Arnete Guimarães determinou a devolução do material apreendido e a destruição de toda e qualquer informação já copiada ou espelhada pela Polícia Federal. O Ministério Público pediu a suspeição da juíza e apresentou como provas duas imagens da juíza em visita ao apartamento da mulher de Viana meia hora antes de sua decisão.

Os advogados ponderam no manifesto que a juíza goza do benefício constitucional da presunção de inocência, mas exigem apuração dada a gravidade do fato, pois entendem que macula a verdade do pleito e a Justiça Eleitoral e, principalmente, a Ordem dos Advogados do Brasil.

"Por derradeiro, opinamos pelo afastamento da juíza Arnete Guimarães do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Acre, indicada pela OAB-AC e nomeada pelo presidente da República, até esclarecimento final e definitivo dos fatos", conclui a nota.

Fonte: Terra Notícias