Foto/ADPF

PF lança projeto “#PFporELAS” contra o assédio sexual em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2023 15:44

O Dia Internacional da Mulher começou a ser celebrado a partir de um movimento operário, no ano de 1908, em uma marcha de mulheres na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Posteriormente, seria reconhecido, em 1975, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, esta data é celebrada mundialmente no dia 8 de março.

A comemoração relembra todos os anos a luta de milhares de mulheres pela igualdade, respeito, justiça, além de mostrar para o mundo a importância do trabalho feminino e do papel que exercem na sociedade.

Dentro dessa perspectiva, a Polícia Federal criou o projeto “#PFporELAS”, contra o assédio sexual dentro da instituição. O projeto visa promover a justiça, a liberdade e a segurança pessoal das mulheres no âmbito da PF.

A campanha é de iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas, com o apoio da Direção-Geral. Dentre as várias medidas contempladas pelo projeto estão, a adoção de medidas de sensibilização de todos os servidores e colaboradores da Polícia Federal para que participem do processo de mudança de forma contributiva e colaborativa; a alteração no processo de recrutamento e seleção, progressão e promoção funcional, com impacto na cultura organizacional da instituição para erradicar condutas discriminatórias de assédio moral e sexual desde o ingresso na PF; a disponibilização de canal próprio para o recebimento de denúncias de vítimas ou terceiros; o acolhimento da mulher em situação de violência e tratamento dos casos por profissionais da saúde devidamente capacitados; e a apuração célere das denúncias, conforme previsto em Lei.

O base do trabalho é a prevenção e o direcionamento organizacional para que mulheres não passem pela violência de gênero. Em caso de as medidas de prevenção não surtirem o efeito esperado, serão empregadas ações repressivas a todos aqueles que importunarem sexualmente uma mulher dentro do ambiente de trabalho.

*Confira a cartilha de prevenção ao assédio sexual na PF: