João Marcos/ADPF

No Senado Federal, presidente da ADPF defende valorização da carreira de delegado

2 de dezembro de 2022 16:35

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, defendeu a importância de investimento na formação das polícias judiciárias ao participar, nessa sexta-feira (2/12), da solenidade de homenagem ao Dia do Delegado de Polícia, no Senado Federal. O evento aconteceu em razão de um requerimento de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE). A sessão foi presidida pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).

Segundo Leiro, atualmente, a carreira jurídica menos atrativa no âmbito do serviço público é, justamente, a de delegado. “O delegado de polícia é o primeiro garantidor do direito do cidadão, é encarregado de decidir sobre a prisão e a liberdade do acusado, um bem precioso para cada cidadão”, explicou, para uma plateia onde, além de parlamentares, havia delegados da PF e das polícias civis dos estados, assim como alunos do curso de formação da Academia Nacional de Polícia (ANP).

Presidente da sessão, o senador Marcos do Val falou da importância do cargo de delegado de polícia, segundo ele, mandatário investido do poder e dever público que exerce uma função social de grande importância, “em nome do povo”. 

Leiro também mencionou a importância da Reforma do Código de Processo Penal, de forma a garantir todos os trâmites de um processo justo e as ferramentas de controle para a realização de um inquérito do policial correto. O presidente da ADPF também defendeu o mandato para diretor-geral como forma de a PF poder trabalhar com maior estabilidade e se fortalecer cada vez mais como instituição de Estado. 

Leiro aproveitou a solenidade para homenagear o delegado de Polícia Federal Roberto Moreira Filho, que recentemente morreu em serviço. Da mesma forma, o senador Marcos do Val prestou homenagem ao policial, com um minuto de silêncio. 

O dispositivo da sessão solene foi composto, além do presidente da ADPF, Luciano Leiro, pelos Delegados Sandro Torres Avelar, diretor-executivo da Polícia Federal, representando o diretor-geral da PF; Rubens de Lyra Pereira, vice-presidente da Federação Nacional do Delegados de Polícia Federal (Fenadepol), Benito Augusto Galiani Tiezzi, delegado-geral adjunto da polícia civil do Distrito Federal (PC/DF) e Paulo de Almeida Ribeiro, representando a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) e, de forma remota, Rodolfo Laterza, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Federal (Adepol) e Mario Demerval, presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC). Presentes ainda os delegados federais Edvandir Felix de Paiva, ex-presidente da ADPF e Maria do Socorro Tinoco, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol).