Nota de apoio à Operação Lava Jato
Em comemoração aos dois anos da maior operação policial contra os desvios de recursos públicos, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), representante dos Delegados de Polícia Federal, parabeniza os Delegados Federais coordenadores da operação e suas respectivas equipes, juízes, procuradores e todos aqueles que construíram a maior e mais importante investigação criminal da história do Brasil.
Reafirmamos nosso integral e irrestrito apoio à Operação Lava Jato e confiamos na força das instituições democráticas brasileiras e na sua capacidade de resiliência para superação dos momentos de intensa turbulência política que passamos.
Os Delegados Federais permanecerão atentos a qualquer movimentação política ou de qualquer outra natureza que prejudique os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Federal e pelo sistema de justiça criminal.
Não podemos deixar de ressaltar, entretanto, a fragilidade institucional da Polícia Federal a qual não possui as mesmas garantias constitucionais do Ministério Público e dos juízes brasileiros.
Para isso, é necessária a urgente aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 412/2009 (PEC 412/2009), que estabelece a Autonomia para a Polícia Federal, de forma a garantir que a Polícia Federal continuará a atuar de modo republicano e firme no combate ao crime organizado e à corrupção em investigações policiais como a Lava Jato, sem ficar sujeita a qualquer espécie de interferência indevida.